quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Alforria no Software Freedom Day 2008

O SFD 2008 vai acontecer nos dias 19 e 20 de setembro, no CEFET Vitória. As atividades começam na sexta-feira, a partir das 18 horas e vão até as 22 horas. Já no sábado as palestras começam a partir das 08 da manhã até as 12:00. Os trabalhos retornam às 14:00, se extentendo até as 17:00.

Chame seus amigos e colegas de estudo para participar. A inscrição é 1 KG de alimento não-perecível e serão feitas no local do evento.


Palestras

Software Livre, como assim? - Almir Mendes de Araújo

Desktop publishing livre, com Scribus - Hélio S. Ferreira

Software Livre na Educação: Animações interativas, Ciência e Arte - Ulisses Leitão

Maquete 3D interativa com Blender - Johnson Sudré

Multiterminais com GNU/Linux - Márcio Kleber Torres

Linux e o mercado de trabalho - Rubens Monteiro do Nascimento Junior

Java: Até onde podemos ir tomando café - Rubens Monteiro do Nascimento Junior

Alforriabuntu: Customização do Ubuntu para Secretaria de Educação de Vila Velha/ES - Guilherme Chaves de Oliveira

Software Livre no Ensino Fundamental: Case da Rede Pública Municipal de Vitória/ES - Sandro Brasileiro

OpenOffice.org Brasil - Projetos que nasceram aqui! - Vanessa Cândido

Mini-cursos

Como criar uma publicação usando o Scribus - Hélio S. Ferreira

Desenvolvimento de Aplicações com PyGTK e Glade 3 - Ronoaldo Pereira

Importando arquivos do AutoCAD no Blender 3D - Johnson Sudré

Introdução a modelagem e animação 3D - Ulisses Leitão

Migre facilmente todos os seus documentos para o formato ODF! - Vanessa Cândido

Personalizando Menu e Barra de Ferramenta no BrOffice.org - Vanessa Cândido

Mala Direta no BrOffice.org - Vanessa Cândido

—————

Conheça um pouco mais sobre as participações no SFD 2008:

Hélio José Santiago Ferreira - Vitória/ES

Engenheiro. Educador, palestrante e consultor em software livre. Atuando junto ao Comitê para Democratização da Informática (CDI) ensina Gimp, Inkscape e Scribus. Atua como designer gráfico nas revistas eletrônicas BrOffice.org Zine e Revista Fedora Brasil. É um dos editores da Linux-ES Zine. Membro atuante da comunidade de software livre no estado.

Prof. Dr. Ulisses Azevedo Leitão - Caratinga/MG

Professor e pesquisador, com doutorado em física na Alemanha, diretor de tecnologia da Flux Softwares, criador do projeto Muriqui Linux e de sua personalização para o Ministério da Educação em 2006. Participou de diversos projetos na área de desenvolvimento de distribuições Linux, como o Projeto LibertasBR (UFMG), Muriqui Linux (Doctumtec), Linux Educacional (MEC) e Prolinux (Flux Softwares). Atualmente com interesse focado na pesquisa e desenvolvimento da Informática Aplicada à Educação, está engajado na utilização de Software Livre em organizações do setor público e privado, desde 1998.

Ronoaldo José de Lana Pereira - Caratinga/MG

Bacharel em Ciência da Computação pelas Faculades Integradas de Caratinga. Membro da equipe de desenvolvimento da distribuição ProLinux, pela Flux Softwares, onde desenvolve ainda atividades de Capacitação Linux. Professor do curso de Ciência da Computação, ministrando a disciplina Tópicos Especiais em GNU/Linux, no curso de Ciência da Computação, e Comunicações Móveis, no curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações.

Johnson Sudré - Vitória/ES

Desenhista técnico, animador 3D e programador de jogos eletrônicos. Trabalha com computação gráfica desde 1994. Prestou serviços para as grandes empresas do E.S. (CEGELEC, CST, CVRD, CESAN, RODOSOL, ARACRUZ CELULOSE, CNO) e nas minas em CATOCA - Angola. Atua no setor de construção civil como desenhista desenvolvendo maquetes 3D interativas. Atua também em projetos sociais oferecendo oficinas de animação com Softwares Livres em comunidades carentes em parceria com o setor privado. Instrutor da oficina de animação no projeto Circuito Cultural de Vitória promovido pela PMV. Desenvolve ainda animações e vinhetas para o setor de comunicação.

Márcio Kleber Torres - Vila Velha/ES

Autodidata e apaixonado por tecnologias, entre elas, informática, com conhecimento em Linux/Windows, Servidores Linux, Multiterminais/LSTP com GNU/Linux, Java/C/C++Shell, Html/css/java script/php/flash, Joomla e atualmente integrante da comunidade Multilinux.

Almir Mendes de Araújo - Vitória/ES

Profissional atuante na área de TI há cerca de 10 anos e aluno do curso de ciência da computação na FAESA. Atualmente é analista de sistemas e desenvolvedor, faz parte da equipe de TI da Spirit Linux, uma empresa líder em soluções GNU/Linux e sistemas Open Source no Espírito Santo. Membro atuante da comunidade Linux-ES e um dos mantenedores da comunidade, ajudando a organizar eventos de difusão do software livre em todo o estado do Espírito Santo.

Rubens Monteiro do Nascimento Junior - Vitória/ES

Analista de Sistemas/Programador Java, C, C++, C# a 12 anos, autodidata. LPIC-1. Instrutor Linux, Java, Redes, Delphi, ASP, Mysql no Senac, Mindworks e Unitera. Proprietário da POINT Training and Consulting - Empresa Especializada em treinamentos Linux, Java, Cisco, Mysql.

Guilherme Chaves de Oliveira - Vila Velha/ES

Aluno do curso de Gestão em Tecnologia da Informação da Faculdade Novo Milênio. Instrutor e membro da equipe de apoio à projetos pedagógicos nos Laboratórios de infomática da rede municipal de Vila Velha/ES. Idealista e desenvolvedor da personalização de sistema Alforriabuntu, além de orientador à migração do mesmo dentro da rede.

Sandro Brasileiro - Vitória/ES

Coordenador Pedagógico de Tecnologia Educacional. Pós-graduado em Informática em Educação, Graduado em Pedagogia e Técnico em Informática. Atuou como Programador e Analista de sistemas, mas se apaixonou pela área da educação. Passou a atuar como professor de curso técnico de informática e depois como professor de informática educativa. É ainda iniciante no idioma Esperanto.

Vanessa Cândido - Vitória/ES

Colaboradora do Projeto OpenOffice.org Brasil, atua na área de Treinamento e Consultoria em Linux e OpenOffice.org / BrOffice.org no ES há 08 anos.

Nenhum comentário: